COMO AUMENTAR AS AVALIAÇÕES NO GOOGLE?

COMO AUMENTAR AS AVALIAÇÕES NO GOOGLE?

Talvez seja melhor começarmos por falar no que é o GOOGLE MY BUSINESS…

O Google My Business é uma ferramenta gratuita, que permite gerir a forma como o seu negócio vai aparecer no Google – a chamada ficha do Google. Esta ferramenta permite aos seus clientes reconhecerem a sua localização no Google Maps, aumentar o tráfego para o seu site e, o mais importante, aparecer melhor posicionado na rede de pesquisa do Google.

 

E porque é que é importante ter muitas avaliações?

Quanto mais avaliações um negócio apresentar, maior a probabilidade de o Google o percecionar como um negócio credível e popular e o apresentar no topo dos resultados. Mas atenção: o Google gosta de comentários frequentes, recentes e com descrições (não apenas ⭐). Ou seja, não vale “arranjar” 50 avaliações sem comentários, de uma assentada só, e depois ficar meses ou anos sem mais avaliações. 😉

 

Então, por onde começar?

Comece por criar a sua conta de negócio no Google My Business e complete TODAS as informações da ficha – contactos, horários, descrições, serviços, produtos, fotos, vídeos, tudo o que o Google lhe pedir! Faça também publicações (que pode aproveitar das suas redes sociais) para o Google ver que o seu negócio é dinâmico.

 

E agora que já tem uma ficha completa e credível no Google, obtenha mais avaliações! Como?

Peças-as, claro! Existem várias formas de o fazer. Copie o link da sua ficha no Google (se não souber como, pergunte-nos) e envie para os seus clientes:

– Por Email, por SMS, por WhatsApp ou Messenger – todos os canais são válidos desde que os seus clientes os utilizem.

– Cole um QRCode na sua receção ou na zona de espera com este link (se não souber como, pergunte-nos).

– Peça direta e pessoalmente aos seus clientes – explique-lhes que a sua avaliação (e comentário) vai ajudar o seu negócio a alcançar mais pessoas e a crescer.

A experiência tem-nos demonstrado que a fórmula mais eficaz é a que combina o pedido direto com o lembrete posterior por email ou WhatsApp.

 

Responda aos comentários. A todos. Positivos e negativos. Como?

Comentários positivos:

– Agradeça o comentário e a avaliação ao seu cliente. Além de ser uma justa cortesia, o Google regista o seu interesse e envolvimento.

– Faça-o de preferência nas primeiras 24 horas e de uma forma personalizada – nada de “copiar e colar” uma mensagem standardizada!

 

Comentários negativos (ou com espaço para melhoria):

– Não encare o comentário de uma forma pessoal.

– Não responda “a quente” e nunca ataque o cliente nem seja desagradável.

– Seja objetivo e simpático, com respostas curtas e assertivas.

– Peça ao cliente para o contactar diretamente – por email ou telefone.

– Verifique nos seus registos o que terá acontecido.

– Peça desculpa quando a responsabilidade for sua – seja honesto com os seus erros.

– Não peça desculpa quando a responsabilidade não for sua, mas mostre empatia e vontade de ajudar.

 

Ah, é verdade! Uma classificação positiva começa nas 4 ⭐!

 

Bom trabalho! 💪

Susana Amendoeira
Gestora – APConsulting

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