COMO AUMENTAR OS PREÇOS NO SEU NEGÓCIO
COMO AUMENTAR OS PREÇOS NO SEU NEGÓCIO
Não aumentar os preços durante anos a fio é um dos erros mais frequentes nos espaços de beleza. E se os clientes não gostarem? E se deixarem de vir?
Todos queremos ser justamente compensados pelo nosso tempo. E os empresários, além do seu tempo, devem também ser compensados pelo risco que correm no seu negócio.
Confira connosco as 5 perguntas para aumentar os seus preços com eficácia:
#1 Deve aumentar os seus preços…
… se já não aumenta os preços há 12 meses ou mais
… se alguns preços já têm uma margem de lucro baixa
… se pratica preços abaixo da média do seu mercado
… se a maioria da sua equipa está ocupada a maioria do tempo (6 a 7 horas por dia)
… se até os seus clientes lhe dizem que devia aumentar os preços!
#2 Em que altura do ano é que deve aumentar os preços?
Estudos mostram que quando um consumidor está mentalmente preparado para gastar mais dinheiro, valoriza menos um aumento de preços. Por isso, épocas altas no seu espaço (Agosto ou Dezembro, por exemplo) são boas alturas para aumentar preços. PS: Janeiro não é o melhor mês para aumentar preços…
#3 Em que serviços deve aumentar mais os preços?
Aplicando o mesmo princípio, se o consumidor só vai realizar um serviço de reduzido valor (exemplo: manicure), vai estar mais sensível a um aumento de preço. Se vai realizar vários serviços, e de valor mais elevado, notará menos o aumento. Por isso, deve fixar aumentos percentuais superiores em serviços de valor elevado e inferiores em serviços de valor reduzido.
Exemplo:
Manicure 9€ >> com aumento de 3% >> 9,30€
Tratamento de Rosto 40€ >> com aumento de 5% >> 42€
#4 Com que regularidade deve aumentar os preços?
Se tiver uma taxa de ocupação elevada deve aumentar os preços pelo menos uma vez por ano. Note que quase todos os seus custos também aumentam anualmente. E que não precisa de aumentar todos os preços em simultâneo.
#5 Qual a percentagem de aumento que deve aplicar nos seus serviços?
Isso depende de como estão os preços dos seus serviços face à média de mercado:
– se está acima – até pode não aumentar ou aumentar abaixo da taxa de inflação;
– se está abaixo – deve aumentar acima da taxa de inflação (no máximo entre 5% e 10%)
– se está na média – pode orientar-se pela taxa de inflação, que em Portugal, em 2021 ronda os 2%
Sabia que não é preciso um grande aumento dos preços para fazer disparar a sua rentabilidade anual? Se tiver alguma dúvida ou precisar de uma pequena ajuda, marque a sua consulta telefónica gratuita connosco.
Susana Amendoeira
Consultora na APConsulting
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